Primeira Guerra Mundial
Causas:
A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor.
A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas.
Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.
O assassinato de Francisco Ferdinando
As investigações levaram ao criminoso, um jovem integrante de um grupo contrário.O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia e declarou guerra à Sérvia.
Alianças:
Tríplice Aliança (1882) Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( Itália passou para a outra aliança em 1915) .
Tríplice Entente (1907) França,Rússia e Reino Unido ( O Brasil participou enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para a Tríplice Entente).
Primeira Fase – Movimentação dos Exércitos
Intensa movimentação dos exércitos, nenhum dos lados conseguia estabelecer vitória significativas.
Segunda Fase – Guerra de Trincheiras
Cada uma dos lados procurava garantir posições,evitando a penetração do inimigo. Combates terrestres tornaram-se mortíferos e a grande novidade foi o uso de submarinos e de aviões.
Terceira Fase – Saída da Rússia e a entrada dos EUA
A Rússia retira-se da guerra e estabelece paz com a Alemanha. A marinha alemã ataca vários países entre eles os EUA, o que provoca a entrada do mesmo na guerra. A entrada dos EUA foi decisiva para a vitoria da Tríplice Entente.
Tratado de Versalhes
Foi um