A Terra, um planeta muito especial
1. Formação do Sistema Solar
O Sistema solar integra-se na galáxia Via Láctea, situada no Grupo Local.
1.1. Composição do Sistema Solar
Sol: estrela central à volta da qual giram os planetas, os planetas-anões, os asteróides e os cometas.
Planetas clássicos: corpos celestes que estão em órbita à volta do Sol, e que têm massa suficiente para que a própria gravidade assuma a forma esférica e que tenha atraído para a sua superfície todos os corpos celestes vizinhos da sua órbita. Podem ter associados a si, satélites (corpos que descrevem translações em torno do respectivo planeta).
São agrupados em planetas telúricos ou interiores e planetas gigantes ou exteriores.
Planetas anões: descrevem as suas órbitas em torno do Sol. Têm massa e força gravitacional suficiente para assumirem forma esférica, mas no entanto não atraem corpos celestes vizinhos.
Pequenos corpos do Sistema Solar/Corpos Transneptunianos: neste agrupamento são incluídos a maior parte dos asteroides, cometas e corpos que estão além da órbita de Neptuno, como os que formam cintura de Kuiper.
Asteróides: corpos de forma irregular e de pequenas dimensões que se deslocam fundamentalmente entre as órbitas de Marte e Júpiter, formando um anel denominado cintura de asteróides.
Cometas: são corpos celestes rochosos e pequenos, de reduzida massa e com orbitais elípticas muito excêntricas em relação ao Sol. São constituídos por núcleo, cabeleira e cauda.
O núcleo dos cometas é constituído por silicatos e mistura de gases. Quando o núcleo se aproxima do Sol, a radiação Solar faz sublimar o gelo da superfície do núcleo e libertam-se gases que formam a cabeleireira, à volta do núcleo. Forma-se também a cauda que se dirige em sentido contrário à posição do Sol.
De cada vez que os cometas passam perto do Sol, perdem um pouco do material que os forma, consequentemente, acabam por se