A Terceiriza O Cont Bil
A contabilidade tem o compromisso e a necessidade de informar. Essa ciência tem passado por diversas fases de progresso através da história, mas foi somente no século XX, sendo pressionada pela exigência dos usuários das informações contábeis, que os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e fixar normas e regras para a sua aplicação (COCHRANE, 2005).
Para Borgerth (2007), com a evolução das atividades econômicas de empreendimentos individuais para um âmbito mais amplo, a contabilidade passou a desempenhar um papel ainda maior, o de mensurar o investimento individual de cada sócio e a sua participação no resultado obtido, fazendo com que a contabilidade saísse da informalidade do “livro” e passasse a adotar princípios e padrões que permitissem que todos os interessados pudessem interpretar as informações e os resultados das empresas sob os mesmos conceitos básicos O Brasil é o país que mais terceiriza suas áreas contábil e fiscal, segundo um recente estudo da Grant Thornton sobre outsourcing (terceirização de serviços, em português).
Segundo Denis Satolo (2014), sócio da Grant Thornton Brasil em pesquisa realizada com 3.300 líderes empresariais em 45 países, mostrou que 53% dos executivos brasileiros planejam terceirizar a área contábil de suas empresas. A taxa é superior a média mundial (40%).
Os empresários brasileiros alegam que a terceirização é feita visando uma série de benefícios, como a redução de custos, aumento na eficiência de produção, acesso a profissionais mais especializados e mitigação de riscos para garantir a perenidade da