A Terapia Ocupacional em Reabiliatação Física
O objetivo fundamental da Terapia Ocupacional é atingir o potencial funcional e ocupacional máximo de cada indivíduo para que ele realize suas atividades diárias de maneira efetiva.
Com o passar dos anos, o avanço da tecnologia na área da saúde tem sido uma grande aliada das especialidades em Terapia Ocupacional.
O terapeuta ocupacional que trabalha na área de reabilitação física tem por objetivo habilitar e reabilitar o indivíduo que apresenta alguma limitação ou deficiência em seu desempenho, como decorrência de diferentes condições patológicas.
A princípio, a maioria dos casos diagnosticados e tratados pelos terapeutas ocupacionais referia-se a traumatismos cranianos, grandes amputações e traumas raquimedulares. O programa de reabilitação se estendeu para pacientes neurotraumato-ortopédicos, com fraturas, patologias reumáticas, patologias congênitas e pequenas lesões, como as amputações de extremidades.
A reabilitação da mão e os programas de retorno ao trabalho são bons exemplos de como o terapeuta ocupacional pode reabilitar objetivamente seu paciente, acompanhando-o até a sua efetiva inserção social, laboral e independência na sua vida cotidiana.
O objeto central do trabalho do terapeuta ocupacional na área de reabilitação física é o corpo do sujeito que está em reabilitação. Esse corpo muitas vezes não está adequado aos padrões estéticos e de produtividade estabelecidos socialmente. O papel do terapeuta é ajudar na construção de um novo olhar sobre o próprio corpo, mostrar como podem se recuperar e superar suas dificuldades ou incapacidades.
O suporte e motivação que o terapeuta ocupacional proporciona ao indivíduo, o fazem compreender sua lesão e suas possibilidades de recuperação, seus limites funcionais e as possíveis adaptações necessárias para que a funcionalidade seja resgatada.
Prevenção de deformidades
O tratamento de reabilitação inclui vários procedimentos: o posicionamento adequado do corpo e