a teoria das 5 camas
Introdução
Quando alguém quer transmitir um recado, normalmente se utiliza da fala ou escrita. Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam idéias e pensamentos. A representação que vai interessar neste curso é o desenho.
Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de comunicação. Ele contribuiu para a compreensão da História, porque, por meio dos desenhos feitos pelos antigos, podemos conhecer, seus hábitos e até suas idéias.
As atuais técnicas de representação foram criadas com o passar do tempo, à medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Veja algumas formas de representação da figura humana, criadas em diferentes épocas históricas.
Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega) do período mesolítico (6000 - 4500 a.C.).
Representação esquemática da figura humana.
Representação egípcia do túmulo do escriba Nakht, século XIV a.C. Representação plana que destaca o contorno da figura humana.
Nu, desenhado por Miguel Ângelo Buonarroti (1475-1564). Aqui, a representação do corpo humano transmite a idéia de volume.
Esses exemplos de representação gráfica são considerados desenhos artísticos. Embora não seja artístico, o desenho técnico também é uma forma de representação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas.
Quais as diferenças entre o desenho técnico e o desenho artístico?
O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na eletricidade. Maiores detalhes sobre o desenho técnico você aprenderá no decorrer deste curso. Por enquanto, é importante que você saiba as diferenças que existem entre o desenho técnico e o desenho artístico. Para isso, é necessário conhecer bem as características de cada um.