Experimentos sobre pressão.
Relatório: “Experimento com Pressão”
1.2051.1N
2° Semestre de 2009
8.10.2012
1 - Introdução
O conceito de pressão nos permite entender muito dos fenômenos físicos que nos rodeiam. Por exemplo, para cortar um pedaço de pão, utilizamos o lado afiado da faca (menor área), pois, para uma mesma força, quanto menor a área, maior a pressão exercida. Um outro exemplo é pensarmos na “força” (pressão) exercida pela água quando mergulhamos numa região mais profunda da piscina (pressão hidrostática). Além disso, podemos citar ainda a pressão atmosférica a qual somos submetidos todos os dias. Neste projeto, buscamos exemplificar através de experimentos bem simples esse importantíssimo conceito da física.
2 - Descrição do Experimento:
Esse projeto foi realizado com um experimento bem simples:
Cama de pregos
“Cama de pregos”. Nele, conseguimos exemplificar o conceito de pressão através de um curioso objeto que provoca tanto espanto e interesse nas pessoas que o vêem: a famosa cama onde os faquires indianos se deitam. Obviamente por razões práticas e de segurança, reproduzimos uma versão miniatura da cama. Esta consiste basicamente em uma placa quadrada de madeira, com uma área quadrada de 30cm x 20cm coberta por aproximadamente 600 pregos de 3cm de comprimento.
3 - Material Utilizado:
• Uma placa quadrada de madeira;
• Pregos de 3 cm de comprimento;
• Bexigas Comuns;
4 - Desenvolvimento do Experimento:
Uma bexiga é colocada sobre a extensão da cama de pregos, e é aplicado peso sobre ela e o que se observa é que a bexiga não estoura. Pode-se também notar que há deformação provocada na superfície da bexiga. Esta não estoura, pois a pressão exercida por cada prego é muito pequena e temos uma área muito grande de pregos. Quanto maior o número de pregos e maior a área que a bexiga ocupa, menor a pressão exercida quando colocamos um peso sobre ela. Em linguagem matemática, podemos