A TEORIA DA EPIGENESE
● A teoria da epigênese ou teoria da pós- formação foi criada em oposição a teoria da pré- formação. De acordo com essa teoria os seres surgem pelo desenvolvimento da célula zigoto apos a fecundação.
● Essa teoria já havia sido apresentada por Aristóteles em seus estudos sobre o desenvolvimento do ovo da galinha, mas começou a ser retomada em 1951, pelo médico William Harvey. Ele dissecou fêmeas de grávidas de veados e observou que em cada fase da gravidez os fetos apresentavam estágios diferentes, concluindo que isso surgia pelo desenvolvimento do ovo.
● Em 1759, o médico Caspar Friedrick Wolf também analisando o desenvolvimento de embriões de galinhas chegou à conclusão que esse processo é gradual. Seus estudos foram além, com o uso de microscópios ele demonstrou eu os órgãos dos animais se formavam pelos dobramentos de capas ou folhas inicialmente homogêneas, que se diferenciavam a seguir, atualmente chamadas de folhetos ambrionários ou germinativos.
● Essa teoria só ganhou força em1820 com Karl Ernst Von Baer que com estudos embrionários de coelhos e cães conseguiu descrever não só os óvulos, mas também as fases de desenvolvimento do embrião (ontogenia).
● Baer propôs que quanto mais proximamente aparentados são os animais, maior a semelhança entre os estágios iniciais do desenvolvimento embrionário.
● Mais tarde a interpretação de Baer foi resgatada por Ernst Haeckel que propôs em 1899 a Teoria da Recapitulação, segundo essa lei embriões humanos passariam por uma fase em que se parecem com peixes, e depois ficam mais parecidos com mamíferos, e por fim, com seres humanos. Mas essa interpretação não é aceita atualmente.