A Teia
Ermelindo Barbeta
Nei Jaison Faes
Roberto Carlos Maske
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever um estudo sobre a metodologia de Análise Orientada a Objetos desenvolvida por Coad/Yourdon. Este artigo inicia com uma breve descrição dos conceitos gerais relacionados a Orientação a Objetos (OO). Em seguida serão descritos os principais benefícios em se utilizar uma metodologia de Análise Orientada a Objetos (AOO), sendo após então abordados as principais características da metodologia proposta por Peter Coad e Edward Yourdon, que entre todas as propostas existente é a mais intuitiva e de mais fácil compreensão.
1. Introdução
Segundo [YOU92] , a AOO utiliza os conceitos que aprendemos no jardim de infância: objetos e atributos, todos e partes, classes e membros. É difícil explicar por que demoramos tanto a aplicar estes conceitos à análise e especificações de sistemas de informações – talvez porque estivéssemos ocupados demais “seguindo a boiada” durante o auge da análise estruturada para imaginar que haviam alternativas.
Segundo [RUM94], “Modelagem e projetos baseados em objetos é um novo modo de estudar problemas com utilização de modelos fundamentados em conceitos do mundo real. A estrutura básica é o objeto, que combina a estrutura e o comportamento dos dados em uma única entidade. Os modelos baseados em objetos são úteis para a compreensão de problemas, para comunicação com os peritos em aplicações, para modelar empresas, preparar documentação e projetar programas e bancos de dados.”
Existem várias metodologias de orientação objeto. Este artigo tem por objetivo principal demonstrar a metodologia proposta por Peter Coad e Edward Yourdon, sendo organizado da seguinte forma: inicia-se com uma breve descrição dos conceitos gerais relacionados a Orientação a Objetos (OO), em seguida serão descritos os principais benefícios em se utilizar uma metodologia de Análise Orientada a