A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol
Fronteira, a
Oeste do Sol
Sobre o autor...
Haruki Murakami
□ Nasceu a 12 de janeiro de 1949, em Quito, Japão;
□ Frequentou a Universidade de Waseda, em Tóquio, dedicando-se sobretudo aos estudos teatrais;
□ Escreveu o seu primeiro romance(Hear the Wind Swing) em
1979;
□ É um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgados em todo o mundo.
Resumo do livro
□ O protagonista chama-se Hajim e vive numa enorme angústia por ser filho único, pois no seu tempo quase todas as crianças da sua idade tinham pelo menos um irmão. Um dia, na escola, Hajime conhece Shimamoto, uma rapariga que tinha uma defeciência na perna e era da sua idade, com a qual simpatiza logo. Os dois partilham os mesmos gostos pela leitura e pela música, daí o título do livro ser “ A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol” pois era a música que os dois gostavam de ouvir juntos. Os dois descobrem que têm muito em comum, nomeadamente serem filhos únicos e a partir daí criam uma amizade muito forte.
□ No entanto, eles vêm-se obrigados a separar-se. Hajime muda de cidade, e perde completamente o contacto que tem com
Shimamoto, sem esquecer um único momento vivido com ela.
□ A partir daí vai para o ensino secundário e depois para a faculdade, tendo sempre muitas namoradas. Quando acaba o quarto ano da faculdade vai trabahar para uma editora, mas ele não se sente feliz pois aquela não era a profissão que desejava.
Resumo do livro
□ Mais tarde acaba por se casar com a filha de um empreiteiro e tem duas filhas, o pai desta ajuda-o a abrir dois bares de jazz que era o sonho dele.
□ Vinte anos depois Shimamoto aparece no seu bar e os dois voltam a sentir a mesma próximidade que tinham antes, os dois, apaixonados, vivem uma temporada de amor e paixão, mas
Shimamoto nunca chega a contar nada da sua misteriosa vida a
Hajime, até que um dia depois de passarem a noite juntos Hajime promete a Shimamoto que deixa a sua mulher e as suas filhas para ficar com ela.