A Su cia uma monarquia constitucional parlamentarista
O parlamento tem autoridade para elaborar leis, efetuar emendas à Constituição e nomear o governo.
O Primeiro-ministro é o Chefe de governo,ele é eleito pelo Parlamento da Suécia, cabendo a ele dirigir o governo, nomear os ministros e chefiar a Chancelaria do Governo.
Para efetuar quaisquer alterações à Constituição, as emendas têm de ser aprovadas duas vezes pelo parlamento, em dois períodos eleitorais sucessivos separados por uma eleição geral.
O parlamento Sueco é unicameral, com 4 anos de mandato e lista aberta de votação, ou seja, o eleitor pode escolher o partido e, dentro do partido, qual candidato prefere.
*Uma monarquia constitucional ou monarquia parlamentarista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia absolutista, é um sistema político em monarquia que reconhece um rei eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que há uma constituição (série de leis fundamentais) que limita os poderes do mesmo monarca
*A Suécia é uma monarquia constitucional, onde o rei Carlos XVI Gustavo é o chefe de Estado, porém com poderes limitados a funções oficiais e cerimoniais.
*O sistema proporcional parte do princípio de que em uma assembléia representativa deve ser discutido e tratado todos os interesses e pensamentos da sociedade. Nesse sistema o voto tem o mesmo valor à todas as pessoas, independente de sua posição social. Nesses sistemas proporcionais temos como base o voto individual.Para conseguir a maioria do parlamento, um partido precisa ter mais de 50% dos votos do país.
*Normalmente, numa democracia parlamentar o chefe de Estado nomeia um político para formar um governo. Esta tarefa foi retirada ao monarca da Suécia após a aprovação de um novo Instrumento de Governo.
*Unicameralismo é a prática política em que a legislatura de um país é