A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.
Aluno: Abner Melo Gomes
AULAS: A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.
1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”.
R: Devido ao grande crescimento e produção industrial das grandes cidades, fez surgir uma desigualdade social muito elevada alterando o modo de vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que estas cidades se tornam produtivas, ricas, capaz de gerar o bem-estar social, ela é contraditória, pois não abrange a todos, deixando muitos em estado de miséria, causa medo, altos índices de violência, faltam diálogos, poluição, problemas de moradia e a má distribuição de renda.
Nossa sociedade está sofrendo uma profunda transformação, e acredito que os estudos pode aumentar a perspectiva de vida e bem-estar social. A educação pode ser um fator determinante para esta transformação, ou seja, estou em busca de obter conhecimento, capacidade analítica, reflexiva e interpretativa junto à minha realidade social. 2. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as interrelações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entre empresas e seu entorno”. R: O principal objetivo da sociologia das organizações está focado nos padrões sociais, na interação social, nas relações de poder, nos conflitos e na situação da classe social.
Vivemos em uma sociedade organizacional, portanto a sociologia tem como objetivo estudar o comportamento e as inter-relações da organização em diferentes perspectivas e aspectos.
3. Sabendo que podemos definir a antropologia como uma forma investigativa da diversidade cultural e, por isso mesmo, a ciência da humanidade e da cultura.
R: Um exemplo de estudo antropológico é a Diversidade. Temos como exemplo o