A sociologia de durkheim
3) Quais as características dos fatos sociais para Durkheim?
Coercibilidade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura serem "exteriores aos indivíduos", ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade.
4) Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais? O sociólogo deve estudar a sociedade de forma objetiva, sem deixar que suas ideias e opiniões interfiram na observação dos fatos sociais.
7) O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê? Durkheim afirma que o crime, por exemplo, é normal não só por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidades. A generalidade de um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a vontade coletiva, ou o acordo de um grupo a respeito de uma determinada questão.
8) O que é consciência coletiva? É a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
10) Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos no homem como amor filial, piedade, ciúme sexual, Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades: "Tais sentimentos resultam, pois da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela".
Podemos dizer que Durkheim afirma que os sentimentos humanos são fruto da coerção social? Por quê? O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua