A Sociologia com Enfoque na Cultura e Dever
O comportamento humano é muito complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.
Existem comportamentos estritamente individuais – como andar, comer, respirar, dormir – que se originam na pessoa enquanto organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de reuniões, assistir aulas, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem no contexto da sociedade.
Ao longo da História, a espécie humana tem organizado sua vida de forma grupal. As Ciências Sociais (da qual a Sociologia é parte integrante) pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação. Pode-se afirmar que a Sociologia caracteriza-se pelo estudo das relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Compreende, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, do processo de cooperação, competição econflito na sociedade etc.
Este trabalho tem por objetivo demonstar a importância da Sociologia com enfoque na Cultura e Dever.
2 - CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surge como um corpo de idéias que se preocupavam com o que a sociedade moderna (capitalista) destruiu e gerou no seu processo de constituição e consolidação; a sociologia é fruto direto da II Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, e nesse sentido é chamada de “ciência da crise” – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia.
Como “ciência da sociedade”, a sociologia não surgiu de repente nem é fruto das idéias de um único autor: ela é resultado de toda uma forma de conhecer