A Sociedade e a Ética
A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela tem como fundamento ajudar a ter um equilíbrio e um bom funcionamento social. A ética de modo algum pode ser confundida com as leis, porém está envolvida com o sentimento de justiça social.
A ética tem como base os valores históricos e culturais de uma sociedade. Além dos princípios gerais, a ética possui determinados grupos ou locais específicos, como por exemplo: ética médica, ética profissional, ética empresarial, ética educacional, ética esportiva, ética jornalística, ética na política, etc.
Ética nas relações sociais
Ética no grupo familiar
É um movimento positivo que começa na atitude individual. A ética na família se relaciona à necessidade imperiosa de preocupar-se com os outros, de ir ao encontro de seus interesses e, sobretudo, de não prejudicá-los. A falta de ética na família é quando a pessoa só pensa em atender seus interesses pessoais em detrimento das demais pessoas da família.
Alguns princípios de ética na família:
• Respeitar a dignidade da pessoa humana;
• Manter sigilo em relação a conversas e segredos que lhe são confiados, sabendo que só poderá ser quebrado com autorização do interessado ou quando houver risco para si mesmo ou para terceiros;
• Ser fiel, honesto e verdadeiro na vivência e na transmissão da proposta de vida de sua família;
• Respeitar e cumprir regras que são impostas no grupo familiar;
• Partilhar no grupo familiar eventuais situações incompatíveis com sua proposta de vida;
• Promover a espiritualidade do seu grupo familiar respeitando as opções de cada um;
• Evitar disputas de poder, dinheiro e outras divergências entre seus familiares.
Ética na escola
A escola é um ambiente propício para se aprender ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado.
Os professores desempenham papeis