A Sociedade Boroquogema

508 palavras 3 páginas
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
10/2/15

Pelo fato de o homem viver em sociedade, ele é tido um animal social por natureza.
O homem estabelece relacionamentos em vários tipos de sociedades das quais participa: sociedade matrimonial, sociedade profissional, sociedade religiosa, sociedade de lazer, sociedade de saúde, sociedade militar etc. Esses relacionamentos tornam-se mais complexo a cada nova sociedade de que o homem participa.
O comportamento das pessoas é fortemente afetado pelas condições que cada uma tem a seu redor, da mesma forma que pelas informações adicionais que recebe pela vida afora.
A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência dos homens dentro das sociedades, e entre elas, constitui o objetivo da ética.
O fato de pessoas diferentes apresentarem comportamentos diversos diante das mesmas situações nem sempre implica que exista uma parte “certa” e outra “errada”. Significa tão somente que cada parte tem sua visão própria de vida decorrente das condições em que viveu e das informações que recebeu.
Ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. Pode-se dizer que ética e “filosofia da moral” são sinônimos.
Ética e moralconceitos complexos, pois envolvem juízos de valor difíceis de serem aplicados.
Uso popular do termo “ética”diferentes significados, o mais comum é o de que a ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo ou grupo de indivíduos. Exs.: ética pessoal, ética profissional, ética empresarial.
A reflexão ética não pode pretender converter os agentes sociais em “indivíduos éticos”, mas pode instrumentalizá-los para que decidam consequentemente, de acordo com o que a coletividade espera deles.
A ética representa uma tomada de posição ideológico-filosófica que remete aos interesses sociais

Relacionados

  • Pericia
    5186 palavras | 21 páginas