A situação humana
A SITUAÇÃO HUMANA
Aldous Huxley
Tradução de Lya Luft
Sobre o autor e a obra:
Estas informações encontram-se na na última página.
Sobre a Digitalização desta Obra:
Esta obra foi digitalizada para aqueles que não podem comprá-la ou para aqueles que utilizam meios eletronicos para ler. Dessa forma é totalmente condenável a venda deste e-livro sob qualquer circunstância.
Distribua-o Livremente!
“Para aqueles que ousam se aprofundar nos estudos do consciente”
Prefácio
Em 1959 Aldous Huxley pronunciou uma série de conferências na Universidade da
Califórnia, Santa Barbara. O curso realizou-se em duas partes, de fevereiro a maio e de setembro a dezembro. O tema foi "A situação humana", como Huxley afirmou numa carta:
"Meu modesto tema é 'A situação humana', e começarei com os fundamentos biológicos — o estado do planeta, população, hereditariedade relacionada com ambiente. Depois, passarei ao grande determinante da civilização moderna — a técnica, em todos os campos da atividade humana, e seus efeitos na ordem social e política. Depois, falarei do indivíduo e suas potencialidades, e o que talvez possamos fazer para que se realizem. É um projeto muito vasto — mas vale a pena empreendê-lo, mesmo inadequadamente, como antídoto para a especialização e fragmentação da formação acadêmica"1.
As conferências foram um pouco modificadas para fins de publicação. Omitiram-se algumas repetições, sempre que isso não prejudicasse a clareza nem interferisse na fluência do texto. Todos os preâmbulos às conferências foram deixados de lado. A oitava conferência, intitulada "O futuro está em nossas mãos", foi omitida por praticamente um sumário das precedentes. Sempre que possível, incluímos as referências.
Passaram-se dezoito anos desde que essas conferências foram pronunciadas. Embora parte da informação que nos fornecem esteja superada, deixamos tudo intacto.
Aldous Huxley realizou essas e outras conferências similares em outras