A sintese proteica
A síntese proteica ocorre em duas etapas no núcleo e citoplasma da célula:
Transcrição
A transcrição que ocorre no núcleo das células eucarióticas é um processo pelo qual a molécula de RNA é formada a partir da molécula de DNA molde. A molécula de DNA são duas fitas espiraladas que são ligadas pelos nucleotídeos. Uma enzima chamada RNA polimerase se liga a região (promotor) do gene, no sentido 5 linha – 3 linha (5’ – 3’) e o separa (duplas fitas do DNA). À medida que a dupla cadeia de DNA vai abrindo, o RNA polimerase promove o emparelhamento e polimerização das trincas de nucleotídeos organizados em codões. Formando o RNA pré-mensageiro em uma única fita.
Esta molécula de RNA pré-mensageiro, à medida que vai sendo produzida e o RNA polimerase atinge o local de terminação no gene, libertam-se da cadeia-molde de DNA que se recupera e volta a sua estrutura de dupla (figura1).
(fig.1- Síntese de mRNA no DNA molde com auxílio da enzima RNA polimerase - imagem retirada do GOOGLE IMAGEM).
No entanto, este RNA pré-mensageiro está imaturo, não é todo formado por codãos codificantes, existem regiões que não são codificantes e são conhecidas como intrãos, e existem regiões que são codificantes, que são conhecidas como exãos. Antes que as moléculas de RNA pré-mensageiro saia do núcleo através dos poros da membrana nuclear e chegue ao citoplasma, estas regiões de intrões são removidas. Assim sendo somente o conjunto de regiões de exãos saem para o citoplasma conferindo assim ao RNA pré-mensageiro a denominação de RNA maturo ou RNA mensageiro (mRNA)- (figura 2)
(fig.2 – Maturação do mRNA , remoção de regiões intrões e a liberação de regiões exões – imagem retirada do GOOGLE IMAGEM)
No processo de transcrição ocorre também a síntese do RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA) - (figura3).
(fig.3-Síntese de mRNA),(rRNA) e (tRNA) – imagem retirada do GOOGLE IMAGEM )
Tradução
A tradução ocorre em três etapas no citoplasma da