A Semana de Arte Moderna
SEMANA DE ARTE MODERNA A Semana de Arte Moderna trouxe a inovação e a valorização dos trabalhos produzidos por brasileiros. O Brasil não era totalmente brasileiro. A influencia dos países estrangeiros era muito presente. Com isso, a arte brasileira começou a ganhar espaço, formando-se novas formas de fazer arte. A cultura europeia começava a ser deixada de lado abrindo portas para uma “brasilidade”. Essa manifestação cultural pode ser considerada uma segunda Independência do Brasil, só que desta vez artística. Vejamos abaixo os principais pintores e artistas plásticos do Evento e suas principais características:
ANITA MALFATTI: Nascida em São Paulo em 1889, era pintora, desenhista, gravadora e professora. Descobriu a carreira de pintora ao subir a um ateliê na Alemanha, se apaixonando pelas obras do devido autor. Recebeu influencias expressionistas. Teve sua primeira obra exposta em 1914. Logo após viaja aos Estados Unidos e na volta recebe duras criticas de Monteiro Lobato.
DI CAVALCANTI: Nascido no Rio de Janeiro em 1897, Di Cavalcanti entra na Faculdade de Direito e logo após começa a pintar. Ele se consagra como pintor ao viajar para a Europa e encontrar renomados artistas como Picasso, por exemplo.
TARSILA DO AMARAL: Nasceu no Rio de Janeiro em 1886. Inaugurou o Movimento Antropofágico das artes