A SEGURAN A ALIMENTAR NA RELA O DE CONSUMO
A temática que abordaremos neste estudo, discorre com analise de documentários e pesquisas relacionadas, o foco principal e o consumidor e os alimentos transgênicos, que são produtos geneticamente transformados a questão da segurança alimentar nas relações de consumo com esses produtos, também não podemos deixar de abordar os trabalhadores que tem contato com esses produtos.
Os agricultores obrigados a trabalharem com transgênicos, inseticidas e bernicidas no momento da plantação, do cultivo desses produtos que são tratados com agrotóxico que são produtos para matar pragas no campo, esse veneno tem sido permitido em nome da produtividade. O veneno esta na mesa do consumidor, e este sem saber que está levando pra sua família produtos nocivo pra sua saúde, e os que vivem em volta deste cultivo também sofrem danos devido a intoxicação causado por esses agrotóxicos, além de plantas, água, solo, ar, etc... Não acaba só com as pragas da agricultura mais também com o homem.
O que falta a esse consumidor e o direito a informação desses produtos que devem vim descrita em seu rotulo.
O Código de Defesa do consumidor aborda que qualquer produto que seja nocivo ou apresente perigo à saúde e a segurança do consumidor e dependendo do grau de risco devem ser mostrados não apenas nos rótulos, mais também nos meios de comunicação como: o rádio, jornal, a televisão, e qualquer outro que mostrem informações ao consumidor. Diante da realidade apresentada, a incidência do estudo em questão é polêmica, deixando visível a falta de consenso existente entre os legisladores e nesse feito o consumidor é quem acaba sendo lesado. O CDC tem firmado com os princípios que envolve essa temática, tais como: o princípio da transparência, da publicidade e o da vulnerabilidade.