A Santa Inquisição Católica
A Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica
Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticamente de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo.
A verdade é que embora o apogeu da Inquisição tenha se dado no século XVIII, as perseguições aos hereges pelos católicos, têm registro bem mais antigos. No século XII os “albigenses” foram massacrados a mando do Papa Inocêncio III que liderou uma cruzada contra aqueles que eram considerados os “hereges o sul da França” por pregarem a volta da Igreja às suas origens e a rejeição a opulência da Igreja da época.
2. INQUISIÇÃO CATÓLICA
O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à supressão da heresia no seio da Igreja Católica. A Inquisição medieval, da qual derivam todas as demais, foi fundada durante os séculos XII e XIII para preservar a disciplina eclesiástica internamente. A Inquisição foi criada inicialmente para combater o sincretismo entre alguns grupos religiosos. No século XIX os tribunais na Inquisição foram suprimidos pelos estados europeus, mas foram mantidos pelo Estado Pontifico.
2.1 ORIGEM
A idéia da criação da Inquisição surgiu inicialmente para funcionar como um tribunal interno, apenas para dentro da Igreja católica. Mas viram razões para sua atuação, em 1183, quando delegados enviados pelo Papa averiguaram a crença dos cátaros de Albi, sul da França, também conhecidos como “albigenses”, que acreditavam na existência de um Deus para o bem e outro para o mal; Cristo seria o Deus do bem, enviado para salvar as almas humanas, e o Deus criador do mundo