A roupa nova do rei
O rei deixou-se levar pela vaidade e acreditou na confecção de uma roupa mágica, gastando uma fortuna com ela sem nem antes comprovar a verdade no que os ladrões diziam. Seus homens, por sua vez, não quiseram admitir que não viam a roupa por medo da rejeição. Grande parte do reino acabou seguindo esse padrão e passou por cima da honestidade pelo medo do julgamento. Desse modo, os ladrões conseguiram enganar a todos e pregar uma grande peça no reino, além de roubar uma grande quantia em dinheiro.
Depois que a criança, que não teve medo de ser julgada, falou a verdade que o reino teve medo de dizer, todos começaram a perceber a tolice que estavam cometendo e criaram coragem para confirmar essa verdade.
Essa foi com certeza uma lição de vida a todos do reino. As pessoas que foram enganadas perceberam o quão tolas foram ao acreditar nos ladrões e aprenderam uma grande lição. O fato de a verdade ter saído da boca de uma criança, mostra como a sabedoria pode vir dos lugares menos esperados, inclusive da inocência.
O saber não vem com a idade, uma pessoa idosa pode ter sabedoria infinitamente menos do que um jovem. O saber vem da experiência de vida, dos nossos erros e do que aprendemos com eles. É importante termos em mente que grande parte das histórias tem sua moral, que pode nos transmitir sabedoria, se soubermos acha-la e interpreta-la. Não basta ter experiência, é necessário aprender a tirar o saber dela.