2 Introducao A Disciplina DIAC
DISCIPLINA
Apostila da disciplina Desenho Técnico
Professora: Eneida González Valdés Eng. Ms.
Capítulo 2: Introdução à disciplina
Introdução
Sínteses históricas do Desenho
O desenho pode ser entendido como uma das primeiras formas de comunicação e de expressão do homem. Os primeiros desenhos foram registrados na pré-história, usando-se as rochas para representações gráficas.
Os recursos utilizados têm sido dos mais variados. Na Mesopotâmia, os desenhos de mapas e plantas das cidades eram traçados em placas de argila. Cem anos antes de
Cristo traçava-se em pergaminhos com auxilio de bastões de chumbos. Por volta do século
XVI, chegou-se à grafite. No século XVII, na Alemanha, foi desenvolvida a idéia de colar tiras de grafite em madeira, fazendo surgir o lápis. Em 1795 o francês Conté aperfeiçoou o uso da grafite, por meio de uma mistura de grafite moída com cerâmica desenlameada e posteriormente submetida a um processo de estiramento por pressão, isto deu como resultado o surgimento dos diferentes graus de dureza da grafite.
Durante alguns séculos o desenho, hoje entendido como técnico, foi um conhecimento e um processo grafo representativo de acesso restrito, e portanto, descomprometido com regras e normas de execução. Um dos assuntos mais complicadores era a dificuldade de se demonstrar o volume dos corpos em superfícies planas, o qual foi resolvido por Leonardo da Vinci, no século XV, quando desenvolveu um estudo relativo à teoria do desenho e representou graficamente inúmeros de seus inventos.
Mas as técnicas de representação basicamente só passariam a ter maior fundamentação e importância a partir do século XVIII, pelo grande físico, matemático e geômetra francês GASPAR MONGE, que criou a Geometria Descritiva: que é a ciência que tem por fim representar num plano os elementos do espaço de maneira tal que, nesse plano, se possam resolver graficamente todos os problemas relativos a essas figuras.
Hoje o desenho técnico assume uma posição difusa