A revolução dos bichos
Referencia: Orwell, George. A Revolução dos Bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Dados Bibliográficos:
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, que mudou de nome por achar seu passado vergonhoso. Nasceu em 1903 na Índia e foi educado na Inglaterra onde ficou em um internato. Em 1922 ele voltou pra Índia para trabalhar na polícia imperial, retornando a Inglaterra em 1928 onde vive em constante pobreza, vagando por Londres e Paris.
Em 1933 lança seu primeiro livro: Na Pior em Paris e Londres.
Vai para a Espanha em 1936 lutar na Brigada Internacional. Na Segunda Guerra Mundial, torna-se correspondente para a BBC.
Durante a vida foi escritor, literário, jornalista e militante político. Frustrado com o modelo de governo na época escreveu em 1944 o livro que se tornou sucesso após o fim da guerra, que revelava sua aversão ao autoritarismo.
George era a favor das classes sociais baixas e ficou decepcionado com os Partidos Comunistas da época.
Resumo da Obra
O autor mostra nesta obra, como era a vida dos animais na granja do solar (Inglaterra) que tinham como dono o Sr. Jones que os maltratava, exigindo muito e dando pouco em troca. Nessa granja, havia o mais velho porco campeão em exposições, que certa noite, teve um sonho no qual haveria uma revolução e os bichos venceriam e se libertariam da vida injusta a qual eram condenados.
Logo após o discurso, Major, que tinha princípios sociais para a granja, morre, assumindo o posto assim, outros dois porcos que eram considerados inteligentes, Bola de Neve e Napoleão, levando em consideração os princípios que Major pregava.
Numa noite, Sr Jones chega em casa sob o efeito do álcool e esquece de tratar os animais da granja, que já estavam impacientes. Surge ai então, a revolução que fez o dono da granja e seus funcionários fugirem. Com isso, muda-se o nome da granja para Granja dos Bichos, e formam-se os sete mandamentos, resumindo os princípios do animalismo.