A revolução dos bichos
Voltando um pouco no tempo, naquele dia surgirá um boato entre os animais, que o major, o porco maisconceituado da li, convidara todos para sua pocilga para lhes contar sobre um sonho estranho que tivera na noite passada.
Assim que a luz do quarto de Jones se apagou, os bichos foram o ponto de encontro eorganizaram-se próximo ao major. Assim que todos haviam chegado o major começou a falar.
Começou alertando-os, que deixaria o sonho por ultimo, e começou a refletir sobre a vida que levavam naquelagranja. Iniciou afirmando que nenhum animal após completar seu primeiro ano de idade sabia o que era o lazer e que suas além de miseráveis são curtas. Que assim que acabará sua serventia a vida lhesera tirada de forma cruel, mesmo os que sobrevivem a isso ganham apenas a essencial para respirarem, os conseguem trabalhar lhes é tirado até a ultima parcela das suas forças.
Logo após ele colaca asseguintes perguntas no ar: será essa apenas a ordem natural das coisas? Será esta nossa terra tão pobre que não ofereça condições de vida a seus habitantes?
Depois com patriotismo as responde dizendoque a Inglaterra é fértil, que sua terra caberia várias vezes mais animais do que os ela possui hoje e que mesmo a granja caberia dúzias de animais a mais, vivendo em perfeito conforto e dignidade.O porquê que isso não acontecia? Perguntou-lhes o porco. Ele mesmo responde dizendo que a culpa é homem, pois ele é o único animal que consome sem produzir, que lucra com o produto dos outros, que fazcom que as mães não conheçam seus filhotes e que através dele todos os animais sem exceção encontram um fim não