a revolução dos bichos e a teoria de karl marx
Karl Marx, conhecido pelas teorias de “O Manifesto Comunista”, acreditava que o comunismo poderia ser uma solução para a sociedade. Ele dizia que a classe proletária deveria se unir para lutar contra a burguesia. Mas, se a classe proletária aderisse às teorias socialistas e conseguisse a idealizada ascensão, como ficaria organizada a sociedade então?
Nesse ponto chegamos ao filme “A Revolução dos Bichos”, de George Orwel, que conta a história de uma fazenda onde os animais se sentiam explorados e resolveram se organizar para derrubar a opressão. De início, a essência do objetivo era fidedigna, e ela fazia uma alusão à perfeição. Mas, depois de reorganizada a hierarquia na fazenda, os porcos que detinham o poder foram corrompidos por tal, e todo o ideal se demonstrou falho.
Indica isso, então, que qualquer tipo de governo resultará em opressão? Está a sociedade condenada a ser divida em classes onde a maioria sofrerá com as diferenças referentes à subsistência? É a justiça dos homens meramente subjetiva e relativa? Karl Marx não teria respostas para essas perguntas, e muitos hoje também não as possui.
Primeiramente foram feitas reflexões gerais sobre forças produtivas e relações de produção, lutas de classes e Estado, mas depois de analisar formas especificas de exploração capitalista ele fala sobre vários aspectos da luta política do proletariado. De suas análises e a respeito da economia capitalista saem também indicações práticas sobre os conflitos fabris, os alcances da luta salarial e os efeitos da expansão capitalista sobre a existência das diferentes classes