A representação do jornalismo no seriado The Newsroom
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – João Pessoa - PB – 15 a 17/05/2014
A Representação do Jornalismo no Seriado The Newsroom 1
Ana Carolina Souza de OLIVEIRA 2
Greice SCHNEIDER 3
Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, SE
RESUMO
Desde o início do século XX, o profissional de imprensa possui presença contínua nas produções audiovisuais americanas, criando diversas concepções sobre o jornalismo.
Nesse sentido, o estudo em questão objetiva demonstrar a representação do da profissão dentro do universo ficcional de um programa telejornalístico construído na primeira temporada do seriado televisivo da emissora HBO, The Newsroom, criada pelo dramaturgo Aaron Sorkin. O trabalho utiliza como referencial de análise conceitos teóricos do campo jornalístico, observando nas ações e discursos dos personagens quais funções são específicas da profissão e quais dizem respeito às estratégias narrativas do produto audiovisual.
PALAVRAS-CHAVE: teoria do jornalismo; serialização; estratégias narrativas; mundos ficcionais.
INTRODUÇÃO
O trabalho pretende analisar de que forma o jornalismo é retratado na primeira temporada do seriado televisivo da HBO, The Newsroom. O problema estrutura-se a partir das rotinas, ações e discursos dos personagens criados pelo dramaturgo americano
Aaron Sorkin, utilizando pressupostos do campo jornalístico e da construção de narrativas ficcionais para diferenciar os dois tipos de mundo: real x ficcional.
Com estreia nos EUA em 2012, The Newsroom (A redação do jornal, em tradução livre) ambienta-se em uma redação de telejornal fictício. O próprio nome da série já identifica o espaço em que as ações serão executadas. Os conteúdos noticiosos do telejornal ficcional, News Night (Noite de notícias, em tradução livre), são em grande parte eventos reais e identificáveis, ocorridos em um passado recente.
Na construção do mundo