A REORGANIZAÇÃO CARTOGRÁFICA MUNDIAL

710 palavras 3 páginas
A REORGANIZAÇÃO CARTOGRÁFICA MUNDIAL APÓS A QUEDA DA URSS

1. A GUERRA FRIA

O francês Raymond Aron (1905-1983) definiu a Guerra Fria como "Guerra improvável, paz impossível". Uma guerra efetiva nunca aconteceria devido à capacidade bélica dos dois países (Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS)), mas o clima de tensão permanente, típico dos conflitos armados, continuaria enquanto as posições políticas não fossem alteradas. Foi o que ocorreu com a URSS nos anos 1980.

Mapa da antiga União Soviética
O período da Guerra Fria ocorreu entre os anos de 1945 e 1991. Seus marcos são o término da Segunda Guerra Mundial e a dissolução da URSS. Com o término da Guerra Fria, estabeleceu-se a ideia de uma nova ordem mundial.

2. A FORMAÇÃO DA BIPOLARIDADE As raízes do processo que culminou com a Guerra Fria são anteriores ao desfecho da Segunda Guerra Mundial. Com o vácuo de poder deixado por França e Inglaterra, fortemente afetadas pelo conflito mundial, consolidou-se a posição dos EUA e da URSS, as duas potências vencedoras da Segunda Guerra. Nas conferências de Yalta e Postdam, ao final da guerra, os limites da bipolarização (divisão do mundo em dois blocos antagônicos, o socialista e o capitalista) foram esboçados, pois ali já se cogitava a questão da divisão da Europa em áreas de influência soviética e estadunidense. Apontava-se uma situação de conflito nos campos ideológico, econômico e político, assim como nas dimensões militar e estratégica.

Após os julgamentos de Nuremberg (entre 1945 e 1946), em que a culpa pelos conflitos da Segunda Guerra Mundial foi atribuída aos alemães, o mundo assistia à formação de dois blocos de países com sistemas políticos e econômicos diferentes, que disputariam a supremacia em nível global. De um lado estavam os EUA, cujo território saíra praticamente ileso da Segunda Guerra Mundial, com uma economia em franca produção - graças ao esforço de guerra e à força política de quem entrou no conflito para

Relacionados

  • Turismo
    107578 palavras | 431 páginas
  • Rezek completo
    130493 palavras | 522 páginas