A relação entre Freud e Madame Bovarie
690 palavras
3 páginas
Teoria de FreudFreud é o inventor da teoria psicanalítica que pesquisa sobre o desenvolvimento e funcionamento da mente humana. O homem é movido por seus impulsos racionais e irracionais que se manifestam através do inconsciente. Freud fala sobre a importância da sexualidade nas pesquisas da mente humana.
O homem está em busca do prazer imediato, sempre querendo mais e o mais rápido que puder e se esse prazer estiver relacionado a fuga do conflito só a morte ira satisfazer esse desejo.
O prazer esta dividido no ‘’eu’’ ego que representa uma mascara que o homem possui seguindo a moral regida pela sociedade sobre o que podemos ou não fazer que é ‘’um conjunto de regras adquirido através da cultura, tradição que é relativo dos costumes’’(dicionário) e a vontade que está ligado ao instinto do homem ‘’id’’ que é o eu mesmo o homem através do id segue o seu instinto sem sentimento de culpa. No id armazenamos tudo que foi reprimido e necessidades insatisfeitas desde a infância.
Madame Bovary
A história de passa no interior da França, em que Emma Rouault uma jovem ao participar de um convento recebe a notícia de que sua mãe faleceu. Desde então ela passa a cometer erros de modo que consiga sair do convento e morar com seu pai. Emma então torna-se responsável pela administração da fazenda em que vivia com seu pai, que se acidentou ao subir em uma árvore. O médico que cuidou da fratura do fêmur de seu pai, Charles Bovary, casa-se com Emma, fazendo com que ela se torne Madame Bovary. Com a mente desocupada e cansada de sua vida simples, ocupa sua mente com pensamentos eróticos baseados na leitura de um romance. O juramento de fidelidade feito com Charles é quebrado, pois Emma se envolve com Rodolphe e em seguida com Leon. Não contente com sua vida amorosa, tem desejos cada vez maiores que só serão realizados com outros homens. Madame Bovary passa a se envolver com outros para tentar realizar seus desejos sexuais, não oferecidos por seu marido. Emma Bovary