A Regionalização
Regionalizar significa organizar o espaço geográfico em áreas com características semelhantes de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Esses critérios podem considerar os aspectos econômicos,políticos ou culturais dos países; A qualidade de vida das populações entre outras variáveis. Cada área dessa denomina-se região.
Apartir desses critérios surge a pergunta: “Como o espaço mundial é regionalizado? ”
O espaço mundial pode ser regionalizado, e uma das formas de regionalização mais aceita é por nível de desenvolvimento, levando em consideração o IDH(Indice de desenvolvimento humano) que é utilizado para fazer esse levantamento,informando a qualidade de vida da população no qual os países são divididos em desenvolvidos e subdesenvolvidos no qual está inserido os países com o sistema capitalista e o sistema socialista.
O sistema capitalista abrange cerca de 16% da população mundial e se caracteriza pelos meios de produção que são denominados burguesia e que possui apenas a sua força de trabalho, chamada proletariado. Engloba os Estados Unidos, Canadá, Japão, Israel, Australia, Nova Zelândia e os países da Europa Ocidental.
Já o sistema socialista não existe propriedade privada ou particular dos meios de produção; a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade; E o trabalho é pago segundo a quantidade e qualidade do mesmo.
No final do séc. XX, não havia nenhum país socialista que adotasse uma economia planificada. O primeiro a faze-lo doi a União Soviética em 1917, que acabou se dissolvendo na ultima década.
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) outros países se tornaram socialistas como a Iugoslávia, Polônia, China, Vietnã, Coreia do Norte e entre outros.
Outra forma de divisão é dada pelos continentes: América, Ásia, África, Oceania e Europa.
Divisão no Brasil:
A primeira divisão regional oficial do Brasil surgiu em 1942 pelo IBGE-Instituto