A Reforma Luterana
Introdução
A igreja católica foi a instituição mais poderosa do mundo. Possuía uma estrutura hierárquica rígida e uma organização centralizada. Era a maior proprietária de terras na Europa, além disso, a igreja monopolizava a educação e a cultura, mesmo exercendo uma importante ação social que incluía o cuidado com os pobres,órfãos e doentes. A instituição estava decadente, os membros do clero tinham amantes e filhos, vendiam relíquias falsificadas e trocavam o perdão dos pecados por pagamento em dinheiro.
REFORMA
Foi um movimento cristão, iniciado no início do século XVI por Lutero que através da publicação de suas 95 teses no dia 31 de Outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg protestou contra diversos pontos da doutrina da igreja católica romana. Tais protestos juntamente com uma serie de tentativas de reformar a igreja católica resultaram na divisão de várias igrejas cristãs das quais se destacam o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REFORMA
1. A graça perdoa pecados
2. Somente a fé leva a salvação
3. Somente o Cristo é o salvador
4. Somente a bíblia é a palavra de deus
5. Toda glória somente de deus
A REFORMA LUTERANA
Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da igreja católica. Afixou na porta da igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica. Lutero foi convocado a desmentir suas 95 teses na dieta de worms, convocada pelo imperador Carlos V, Em 16 de abril de 1521, Lutero não somente defendeu suas teses como mostrou a necessidade na igreja católica.