A realidade regional do serviço social
INDICADORES SOCIAIS: Instrumentos de reflexão da realidade regional
INDICADORES SOCIAIS: Instrumentos de reflexão da realidade regional
Trabalho apresentado ao2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 CONCLUSAO 10 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 11
1 INTRODUÇÃO
Durante a realização deste trabalho será apresentada as definições dos indicadores sociais e a sua importância para a construção das políticas sociais e para atuação do profissional do Serviço social. Será realizada uma reflexão da realidade social do município de Paracatu, abordando alguns indicadores. Direcionando a importância dos indicadores sociais
2 DESENVOLVIMENTO
Os indicadores são coletâneas de dados estatísticos para demonstra a realidade social. É através dos indicadores compostos que é permitido uma melhor analise da situação social real. Eles são classificados por áreas temáticas como demográficos, educação, saúde, mercado de trabalho, qualidade de vida, renda e pobreza. Para validar, os indicadores devem ser extraídos de fontes de referencia no país: IBGE, INEP, PNAD e etc. A cidade de Paracatu - MG, população estimada: 79.739 habitantes (Fonte: IBGE, Contagem da População 2007 e Estimativas da População 2007.), E a estimativa para 2009, 83.560 pessoas.
Fonte: Confederação Nacional dos Municípios (web site)
A situação demográfica se encontra da seguinte maneira: em 2008, a mortalidade hospitalar do sexo masculino foram 39 óbitos, e 18 óbitos do sexo feminino. Já referente às doenças infecciosas e parasitárias, foram 04 óbitos.
|Mortalidade geral |PARACATU MG |
|Faixa etária