A quimica no desenvolvimento sustentavel
Utilizar os recursos naturais na atualidade e assegurar que as futuras gerações tenham o mesmo direito é a síntese do desenvolvimento sustentável, um conceito que faz toda diferença na hora de pensar e agir em relação ao meio ambiente. E nesse sentido a Química possui muitas faces, e pode contribuir para o progresso e o bem-estar da população no século XXI.
Certamente a Química é uma importante ferramenta do homem moderno, inovando o modo de vida das pessoas e trazendo cada vez mais benefícios para o ser humano. Mas todo progresso traz problemas se não for utilizado com equilíbrio e bom senso.
Atualmente, a Química se baseia em atender as necessidades do mundo globalizado, tais como: aumento da manufatura de produtos industrializados, acompanhado da melhoria da qualidade desses produtos, através do desenvolvimento de técnicas modernas de produção. E ela harmoniza esse desenvolvimento, servindo de base, dando auxílio e impulso para esses empreendimentos. A Química, além de solucionar grandes problemas da atualidade, mostra o caminho e faz com que se encontrem e se desenvolvam novos produtos que podem promover a o bem estar da humanidade.
Uma das atividades com as quais a Química mais se preocupa é a produção de alimentos. Esse problema é causado pelo grande crescimento demográfico do planeta nesses últimos séculos e envolve uma série de problemas que a própria Química se vê obrigada em resolver, tais como a necessidade da produção de defensivos agrícolas cada vez mais poderosos e menos tóxicos para a população que consumirá esses produtos, bem como a produção de fertilizantes.
Para que cresça a quantidade e melhore a qualidade desses alimentos é necessário aplicar novas técnicas de agricultura como a correção do solo, através da adição de calcário em solos excessivamente ácidos; o uso de pesticidas, a fim de impedir que os insetos danifiquem grande parte da lavoura; a adição de adubos, atualmente os mais