A questão social é caso de policia
344 palavras
2 páginas
“A Questão Social é Caso de Polícia” A nossa primeira República ficou conhecida como República Velha, ela abrange o período da proclamação da República até a revolução de 1930, inicialmente permaneceu provisória, e esse governo provisório foi dirigido por Marechal Deodoro da Fonseca. Marechal Deodoro promoveu modificações como a naturalização dos estrangeiros que moravam no Brasil, a separação da Igreja e do Estado, a reforma do Código Penal, entre outras. No dia 21 de dezembro a junta militar se reuniu na Assembleia Constituinte, para discutir uma nova Constituição que marcaria o início da República. Um ano depois da realização do novo regime, o Congresso se reuniu novamente para que em 24 de fevereiro de 1891 fosse promulgada a primeira Constituição da República do Brasil que foi inspirada na Constituição dos Estados Unidos. Foi promovida a descentralização do poder dividindo-o entre os Estados. Estabeleceu-se a federação dos Estados, casamento civil, o sistema presidencial e a separação do poder criando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Mesmo após ser reconhecida República sofreu grandes dificuldades, pois houve revolta que a colocaram em perigo. Em 23 de novembro de 1891, Deodoro da Fonseca renunciou a presidência, Floriano Peixoto, até então vice-presidente, assumiu o cargo máximo.
Após a saída de Floriano Peixoto, a aristocracia cafeeira que já dominava a supremacia econômica passou a dominar também a supremacia política, iniciando assim a República do Café com Leite, uma política de revezamento do poder nacional entre São Paulo produtor de café e Minas Gerais maior polo eleitoral do país da época e produtor de leite, que se seguiu até a Revolução de 1930.
O Coronelismo, voto de cabresto e as revoltas sociais também marcaram este período. Assim desse jeito, com revoltas, disputas e confrontos, a nossa república foi se tornando o que é hoje. O que no meu ver não mudou muito, apenas foi maquiada. As revoltas continuam, a disputa