A questão social e a necessidade de uma ciência social
UM GRANDE PERÍODO DE REVOLUÇÕES Do séc.XVI ao séc. XIX, ocorreram diversas revoluções no continente europeu. Todas elas contribuíram para uma grande transformação do comportamento social, em todas as suas dimensões. As revoluções foram: Renascimento (Comercial e Urbano); Revolução Científica; Revolução Industrial Revolução Francesa e o Iluminismo.
O RESNASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Com a crise que originou o final do feudalismo, a vida no campo, gradativamente, foi esvaziada e as pequenas cidades recebiam camponeses para o trabalho nas cidades; As cidades tinham no comércio e nas corporações de ofício a promessa de uma nova vida.
REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
O conhecimento teológico que imperava na Idade Média, perdeu forças após a Reforma Protestante e os diversos conflitos internos da Igreja Católica; Sendo assim, os cientistas que trabalhavam na obscuridade puderam, aos poucos, divulgar um novo tipo de conhecimento com base na razão. O racionalismo propunha um exame da realidade livre da religião, fundamentada na observação e na experimentação.
PRESSUPOSTOS DO RACIONALISMO
Troca do Teocentrismo pelo Antropocentrismo; Uso de total racionalidade: a regularidade dos fatos e as leis da natureza excluíam os milagres e o sobrenatural das explicações sobre o mundo; O homem passa a ser entendido como responsável por seu mundo. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Denomina-se Revolução Industrial o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas permitiu alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento produtivo, que rapidamente superou o trabalho nos campos medievais.
NOVAS CARACTERÍSTICAS DE PRODUÇÃO E COMPORTAMENTO
Substituição progressiva do trabalho humano por máquinas; Existência da divisão do trabalho e a necessidade de sua coordenação; Mudanças culturais no trabalho; Produção maciça de bens; Surgimento de novas funções na produção.
A SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES