A questão do divorcio em Ml 2,13-16
FACOLTA’ DI TEOLOGIA
Titolo della Tesi: A questão do Divórcio em LXX Malaquias: Estudo Exegético-Teológico de LXXMal 2,13-16
“Summarium” Tesi di Laurea
O objetivo do presente trabalho, articulado em três capítulos, cujo tema é o acima mencionado, é o de estudar o texto grego de Mal 2,13-16, como texto em si, com a finalidade de ver como se caracteriza este texto no género literário das antigas versões judaicas e de captar a provável mensagem que os seus tradutores quiseram transmitir aos respetivos interlocutores.
O primeiro capítulo trata dos elementos preliminares do texto grego em si e em confronto com o TM e com outras versões antigas, e conclui que LXXMal 2,13-16 não é simples tradução do TH, mas uma abordagem interpretativa do mesmo, feita a partir das exigências translacionais da língua grega e de um novo auditório. Não supondo uma vorlage diversa da do TM, as suas variantes ou paráfrases em relação à formulação hebraica são intencionais. No seu estado atual, LXXMal 2,13-16 apresenta-se como um texto suficientemente sólido e pode ser estudado como texto em si.
O segundo capítulo trata da coerência entre si e da relação das específicas leituras gregas com o seu contexto actual, bem como busca o seu conteúdo mais provável. Fundamentalmente conclui-se que LXXMal 2,13-16 é bem articulado com o seu contexto próximo do ponto de vista lexical e temático. Interpretada literalmente, a formulação de LXXMal 2,13-16 explicita ulteriormente a condenação do divórcio em relação ao TM, embora tal condenação, à luz do contexto histórico-social não seja de considerar absoluta.
O terceiro e último capítulo conhece duas partes. A primeira olha para LXXMal 2,13-16 no contexto de todo o livro e constata o seu perfeito enquadramento no contexto de toda a profecia de Malaquias, enquanto toca igualmente os seu temas principais: o culto, a justiça e a moral e a conversão. A segunda parte confronta LXXMal 2,13-26 com o NT sobre o tema do