A questão da localização industrial
Tudo teve inicio na Primeira Revolução Industrial (no fim do século XVIII início do século XIX), pois a partir desse período muita coisa mudou como as tecnologias, as relações de trabalho, o modo de produzir, entre outros, ou seja, as indústrias não se instalam em um lugar (país, estado ou município) de forma despretensiosa, pois todas as medidas e decisões foram tomadas a partir de uma profunda análise com a finalidade de obter maiores informações acerca da viabilidade econômica de um determinado espaço.
Uma das informações, uma das principais, a ser estudada é a disponibilidade da mão-de-obra local (pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que deve garantir a manutenção do trabalhador e de sua família) e de matérias-primas. Sendo assim, as indústrias têm que verificar, em termos de mão-de-obra, se a determinada região tem trabalho qualificado ou não, se o nível de desemprego é alto, se vai haver competição de mão-de-obra, já em termos de matérias-primas, elas devem estudar se elas estão disponíveis e se é de fácil acesso, pois quanto mais perto ela se encontra menores serão os custos com o transporte entre a fonte fornecedora e a processadora.
Outro item a ser estudado é a infra-estrutura, para a empresa saber se água, energia, esgotos e meios de transporte são bem servidos no local. Pois a utilização de energia é indispensável para mover as máquinas e equipamentos e no caso dos transportes é preciso que haja uma boa infra-estrutura que possibilite uma logística dinâmica e que atenda a demanda de fluxo de matéria-prima até as indústrias e dessas até o consumidor.
Outro fator fundamental é o mercado consumidor, ou seja, a empresa tem que saber se no local a maioria é de classe alta, média ou baixa para