Fundamentos do desenvolvimento economico regional
Fundamentos:
Desenvolvimento econômico regional
Varias são as definições existentes para o desenvolvimento regional, mas o trabalho estudado busca propor uma sistematização das principais correntes de pensamentos orientados pelo tema. Ao conceito de região optou-se por se identificar como: “espaços territorialmente contíguos inseridos em espaços nacionais sobre os quais há possibilidades concretas de intervenção e de levantamento de informações individualizadas.” Espaços que mesmo com reduzida margem de manobras politicas nacionais, dispões de instrumentos concretos para a implementação de politicas de desenvolvimento regional cujos efeitos podem ser mensurados de forma objetiva.
2.2 Teorias Clássicas da localização Essas teorias enfatizam as decisões do ponto de vista da firma que, levando em conta o papel dos custos de transporte, procura determinar sua localização ótima ou alocação ótima do território. Trata-se de uma abordagem funcionalista, pois não considera as externalidades decorrentes da aglomeração de atividades em uma determinada região. Além disso, não conseguiu lidar com o trade-off entre ganhos de escala, e custos de transporte. Ela busca trata da questão espacial na teoria econômica, mas não se preocupa com o desenvolvimento regional uma vez que não estuda a evolução dos agregados regionais.
2.2.1 O estado isolado de Von Thunem O primeiro tratado formal dado a questão de espaço na literatura econômica foi dado por von Thunem. Trata-se de um modelo que, através de uma formulação matemática, procurou determinar o ponto de maximização da renda da terra em diferentes localizações, em condições de mercado, levando em consideração os custos de transporte. O modelo procura mostrar que, fixadas todas as outras variáveis, no entorno de uma cidade, as terras mais próximas seriam usadas para cultivar produtos com maiores custos de transporte, e na medida que se afastasse da cidade, as terras seriam usadas para produtos