A questão ambiental e os resíduos industriais
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
PROFESSORA: ROSÂNGELA
A QUESTÃO AMBIENTAL E OS RESÍDUOS INDUSTRIAIS
ALUNOS:
Gisele Cristina Liz de Sousa
Raphael Dos Santos Souza
A questão ambiental e os resíduos ambientais
Através de atividades humanas é gerado um significante volume de resíduos que acarreta preocupações com a saúde humana e o meio ambiente. A maior parte dos resíduos classificados como perigosos, são produzidos pela indústria, e quando incorretamente gerenciados torna-se uma ameaça ao meio ambiente.
O processo industrial está caracterizado pelo uso de insumos (matérias-primas, água, energia, etc) que, submetidos a uma transformação, dão lugar a produtos, subprodutos e resíduos.
O número crescente desses materiais e substâncias identificados como perigosos em quantidades expressivas têm exigido soluções mais eficazes e investimentos maiores por parte de seus geradores e da sociedade da forma geral. Com a industrialização crescente dos países ainda em estágio de desenvolvimento, esses resíduos passam a ser gerados em regiões nem sempre preparadas para processá-los ou, pelo menos, armazená-los adequadamente.
Resíduos:
Resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólidos, gasoso e líquido.
Classificação dos resíduos:
® Quanto às características físicas:
Ö Seco: papéis, plásticos, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e tolhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças.
Ö Molhado: restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, etc.
® Quanto à composição química:
Ö Orgânico: é composto por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e