A Quest O Social A Principal Base Material Instituinte E Institu Da Das Pr Ticas Profissionais Do Assistente Social

300 palavras 2 páginas
A questão social é a principal base material instituinte e instituída das práticas profissionais do Assistente Social. Historicamente o profissional é requisitado a compreender e dar resposta às problemáticas, situações, necessidades e demandas postas e repostas pela questão social. A profunda compreensão desse objeto, enquanto uma totalidade histórica colabora para que o assistente social possa construir alternativas de intervenção, que visem à transformação de uma dada ordem vigente.
Diante da realidade apresentada no artigo Análise de redes sociais, pode se perceber como as informações circulam e são empregadas como recurso nas lutas por melhores condições de vida, fruto de processos de trabalho social numa dimensão investigativa e interventiva com base teórico-metodológica resgatadas das ciências sociais, numa perspectiva de totalidade, apreendendo sua dinâmica possibilitando novas construções; Ético-política, pois a pesquisa permitiu apreender a sociedade como um espaço de contradições; E também técnico-operativa que permitiu e preparou respostas qualificadas às demandas, ampliando o foco de análise das organizações específicas para a rede de relações em que estas estão inseridas. A prática educativa também esteve presente nesta pesquisa, em consonância com o projeto ético político, que enfatizou a necessidade do ser humano ter autonomia e liberdade, onde mobilizou as classes com ações coletivas desenvolvidas por organizações populares específicas da região da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro, interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta.
O processo metodológico da pesquisa foi desenvolvido através da categoria de campo social, considerando as características pessoais e a busca de uma visão relacional dos personagens a partir da análise de redes, considerando que através das relações e das situações criadas a partir dos intercâmbios elas se posicionam com mais flexibilidade na vida social. A rede, no entanto, continua a se

Relacionados