A Qualidade Da Rela O Entre O Espa O Constru Do E O Ambiente Natural Que O Cerca Foi A Premissa Fundamental Na Elabora O Deste Projeto Que Se Localiza Em Terreno De Acentuado Declive

854 palavras 4 páginas
A qualidade da relação entre o espaço construído e o ambiente natural que o cerca foi a premissa fundamental na elaboração deste projeto que se localiza em terreno de acentuado declive, em meio a uma paisagem fascinante.
Aproveitando a topografia do lote, o projeto desenvolve-se em pavimentos escalonados. Este gesto mostra as duas principais intenções de sua criação: permitir que os jardins possam ser acessados a partir de qualquer um dos pavimentos e contemplar todos os níveis com amplos terraços, que proporcionam generosas áreas de lazer e de contemplação às belas visuais.
Desta forma, a casa se organiza em três pavimentos. Ao nível da rua: acesso principal, garagem e um grande terraço-mirante. No nível intermediário: a área social, servida de amplo terraço com piscina e churrasqueira, além do setor de serviço. No nível inferior: a área íntima, com três suítes e deck.
As marcantes linhas horizontais dos terraços ajardinados, combinadas com os planos envidraçados da área social e com os volumes de pedra da região, conferem forte personalidade a este projeto.

ESTUDO PARA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Um terreno plano para rua e com acentuado declive nos fundos foi o desafio neste projeto para espacializar o programa de uma residência familiar tradicional com 3 suítes, porém com integração total dos espaços comuns.
O recuo frontal obrigatório diminuía a área plana, de melhor implantação para não se perder a vista da cidade. A solução adotada para o pavimento dos dormitórios foi, portanto, acompanhar o desnível natural do terreno acomodando-se no pavimento inferior da edificação.
Pensada também em econômico sistema construtivo com blocos de concreto e uma única parede hidráulica para ganhos em custos das generosas aberturas envidraçadas.
Um jardim central possibilita o uso dos programas de lazer e serviços sem a necessidade de barreira física. A laje de cobertura abriga um mirante e a saída da escada de acesso funciona como iluminação zenital para a circulação vertical.

Relacionados

  • Lele - Casa dos Arcos
    83488 palavras | 334 páginas