A QU MICA NA CONSTRU O CIVIL
GABRIEL FERNANDO SOARES FONTANA E JOÃO FERNANDO FONTANA DE FIGUEIREDO
PROJETO INTEGRADOR DE QUÍMICA
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL
CASCAVEL
2015
RESUMO
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NA ENGENHARIA CIVIL
A cada construção levantada no mundo cresce a importância da Química no ramo da Construção Civil, definitivamente porque as novas tecnologias englobadas nas construções exigem cada vez produtos melhores e mais técnicos, e é isso que a Química faz, mesmo as soluções mais fáceis e simples tem sua origem nos segmentos químicos.
Esses produtos estão presentes desde nas matérias primas para construções, até outros produtos, que, adicionados às matérias primas ou à outros itens, melhoram seu desempenho. Caso dos aditivos químicos que adicionados ao concreto ou argamassa, promovem aos mesmos excelentes características de plasticidade, resistência e diminuição de água utilizada, por exemplo. Esse é apenas um dos infinitos exemplos, que vão desde produtos ecológicos até pigmentos que facilitam a fixação das tintas nas paredes.
Ou seja, a Química tem a função de agilizar como um todo o processo construtivo, uma vez que substitui práticas antigas por práticas novas e melhores, que confiam rapidez e melhoras às obras.
Devido a essa importância que a Química vem exercendo sobre a construção Civil no mundo, os investimentos nessa área não param de crescer, o que se nota já no Brasil. Em função do déficit de estrutura para os grandes eventos que o Brasil sediou e irá sediar, que são a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil é um dos países que mais recebe investimentos nessa área. Para isso, uma unidade de negócios Químicos que enfatiza seu trabalho na sustentabilidade se tornou a mais nova patrocinadora mundial das Olimpíadas no país, demonstrando a força que a Química exerce sobre o mercado atualmente.
Mercado o qual possui uma exigência de modernização muito grande no mundo atual, que faz com que a industrialização de