A psicopedagogia nas instituições
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
Profº: MS. Herdávio Noronha
Aluna: Jacqueline De Jesus Freitas
TEXTO AVALIATIVO
BELÉM – PARÁ
2010
A letra da musica do cantor Gabriel o pensador nos mostra a realidade de uma pedagogia tradicionalista em que os estudantes vão para as classes sem motivação, pois, não sabem a importância de estudar as disciplinas ministradas, ou seja, ação docente não relacionava os assuntos com o dia-a-dia dos discentes.
O processo de ensino-aprendizagem em nossa sociedade vem se transformando e se renovando cada vez mais, pois, antes o método educacional era baseado na tendência pedagógica tradicional, onde somente o professor era o dono da verdade e do saber e o aluno nada mais era que um decorador de conteúdos. Mas com passar com dos tempos foram surgindo outras tendências como a pedagogia nova e a tecnicista que estabeleceram novas praticas pedagógicas com o objetivo de reconhecer as idéias dos alunos, ou seja, explorar sua criatividade e seu raciocínio, para que dessa forma o discentes pudesse ingressar profissionalmente no mercado de trabalho competitivo.
O decente atualmente investiu em uma pedagogia diferenciada que se consiste em dinâmicas educativas, palestras, apresentações teatrais para que os discentes assimilem seus estudos de uma maneira mais prática.
Nossa sociedade vive em um mundo globalizado e mais precisamente tecnológico, as tecnologias também são alvos de sala de aula, as maiores partes dos professores atualmente investem em recursos tecnológicos para explicar seus assuntos e despertar o interesse e tornar o processo da aprendizagem significativa e prazerosa.
Os recursos tecnológicos não estão presentes em todos os ambientes escolares, principalmente em algumas escolas públicas em especial nas instituições nos interiores, nesse caso, é de primordial importância que a ação docente utilize outras didáticas pedagógicas, dependendo do local ou