A Psicologia ou as psicologias Cap. 1
A Psicologia ou as psicologias
1- E que no cotidiano tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivo, que sentimos a realidade já o conhecimento e uma atividade eminentemente reflexiva, ela procura compreender elucidar e alterar esse cotidiano a partir de seu estudos sistemáticos . Quando falamos da persuasão do vendedor dizemos que ele usa de psicologia para vender seu produto.
2- E um saber que não se baseia em métodos ou conclusões cientifica, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos uteis no cotidiano. Caracteriza-se por conhecimento empíricos acumulado ao longo da vida e passados de geração em geração. “Deve se corta os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápidos”.
3- Que e uma ampla percepção do mundo, se refere ao quadro de ideias e crenças pela qual um individuo interpreta o mundo e se interage.
4- Quando se usa uma garrafa térmica para manter o café quente, sem fazer nenhum calculo complicado e desconhecendo as leis da termodinâmica.
Quando alguém reclama de dor no fígado, se faz um chá de boldo que e uma planta medicinal já usada pelos avos de nossos avos, sem no entanto conhecer o principio ativo de suas folhas nas doenças hepáticas e sem nenhum estudo farmacológicos.
5- A arte, religião, filosofia, ciência e senso comum.
6- A característica da produção e a característica fundamental
7- A diferença e que o senso comum e um conhecimento adquiridos de experiências vividas que e passado de geração a geração e o conhecimento cientifico e mais racional, objetivo, exato, explicável e verificável da realidade
8- O objeto da astronomia são os astros o objeto da biologia são os seres vivos.
9- É o fato de o cientista- o pesquisador- confundisse com o objeto a ser pesquisado. No sentido mais amplo , o objeto do estudo da psicologia é o homem, e nesse caso o pesquisador esta inserido na categoria a ser estudada.
10- A matéria prima portanto, é o