A pré história americana basileira e regional
América do Sul foi provavelmente o último continente do planeta a ser habitado por humanos.
Segundo a teoria paleontológica mais consolidada, os primeiros habitantes do continente teriam chegado por terra, vindos da América do Norte e, antes disso, da Ásia por meio de uma ponte de gelo existente entre os dois continentes na última Era Glacial.
As primeiras evidências de ocupação humana datam de 6500 a.C, por vestígios de agricultura: batata e feijão eram cultivados na bacia do Amazonas.
TEORIA DO AUTOCTONISMO: Afirma que é possível que o homem americano tenha se originado na própria América, independentemente dos homens que surgiram em outros continentes. Esta afirmação carece de provas.
TEORIA DO ALOCTONISMO: Afirma que o homem americano teria vindo de outros continentes através de correntes migratórias. Esta afirmação é confirmada pelas diversas teorias de ocupação da América PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
A arqueologia no Brasil teve início em 1834, com o dinamarquês Peter Lund, que escavou as grutas de Maquiné em Lagoa Santa (MG), onde foram encontrados ossos humanos misturados comEm 1991, a arqueóloga norte-americana Anna Roosevelt descobriu pinturas rupestres na caverna da Pedra Pintada (PA) com mais de 11 mil anos, e, em 1995, revelou sítios cerâmicos na Amazônia com datação de nove mil anos.
A região de Lapa Vermelha, no município de Lagoa Santa, a cerca de quarenta quilômetros da capital de Minas Gerais, atualmente é considerada