A PRODUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃONO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES
(UNIVERSIDADE ABERTA A VIDA)
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)
CURSO: Licenciatura em Pedagogia
DISCILINA: Políticas Públicas E Organização Da Educação Brasileira
PROFESSORA: Patrícia Montenegro Freira De Carvalho
TURMA: 64
ALUNAS:
CAPÍTULO I
A PRODUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃONO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GATTI, Bernadete Angelina. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Líber livro, 2007.
A Produção da Pesquisa em Educação no Brasil e Suas Implicações.
Os estudos mais elaborados em educação no Brasil, começaram a desenvolver-se no final dos anos 30, com a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
O INEP juntamente com outros centros de pesquisas educacionais construíra-se em focos produtores e irradiadores de pesquisas e de formação em métodos e técnicas de investigação científica em educação inclusive as de natureza experimental.
No fim dos anos 60, foi implementado programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, com a intensificação de programas de formação superior no exterior. Acelerou-se o desenvolvimento dessa área no Brasil, levando seu foco para as universidades.
As pesquisas em educação no Brasil, iniciaram-se com a temática de estudos do desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes, com o objetivo de atenção para o sistema escolar e certos aspectos da sociedade.
Ainda nos anos 60, começaram os estudos de natureza econômica, nesse período, se instalou o governo militar, passando a focar planejamentos dos custos, da eficiência e das técnicas e tecnologias no ensino e ensino profissionalizante.
Nos anos 70, foi necessária a expansão do ensino superior e o trabalho em alguns cursos de mestrado e doutorado, onde houve uma ampliação das temáticas de estudo e seus aprimoramentos metodológicos, não só isso, mas também o aumento de trabalhos em diversos temas e o modo de enfatiza-los. O mais interessante desse processo de estudos mais