A procura do conhecimento
Clones
Nenhum aspecto do DNA, cria tanta polêmica quanto a clonagem humana.
Se a clonagem do primeiro mamífero, a ovelha Dolly, em 1997, surpreendeu positivamente o mundo, o anúncio em dezembro de 2002 de que cientistas teriam clonado o primeiro ser humano provocou choque.
É grande a polêmica sobre os aspectos éticos da clonagem humana.
Os críticos acreditam que experiências como a clonagem podem acabar no hábito de se fabricar bebês em laboratório, escolhendo a cor dos cabelos, certas aptidões e formas de inteligência.
Mas o mais preocupante da clonagem é que bebês apresentem problemas incontornáveis, justamente porque a técnica ainda não é amplamente dominada. Isso iria de problemas mentais até câncer e deformidades físicas.
Afinal, para Dolly nascer foram necessárias pelo menos 300 tentativas. E a ovelha precisou ser sacrificada recentemente porque sofria de envelhecimento precoce - uma possível consequência da clonagem.
"Partícula de Deus"
Há pouco tempo, uma notícia causou grande alvoroço no mundo científico. Aparentemente, os pesquisadores do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) conseguiram “encontrar” o chamado Bóson de Higgs — ou a “partícula de Deus”, que seria a origem de toda matéria existente no universo. O anúncio de tal descoberta esteve entre as principais notícias do mês, gerando polêmica.
Bóson de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partículas2 e provisoriamente confirmada em 14 de março de 2013.3 Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares.
Mas quais seriam as outras descobertas recentes que, apesar de não terem recebido um grande espaço na mídia, são igualmente importantes? O Tecmundo