A prevenção começa pelo conhecimento
Para avaliar e gerenciar riscos precisa-se conhecer todos os aspectos envolvidos, nesta hora o auxílio de profissionais preparados pode ser um grande diferencial; sem dispensar o constante aprimoramento, face ao incremento de novas técnicas e ferramentas.
O engenheiro Luiz Augusto Franzolin, que trabalha na construtora Assuã em Bauru, conta que a procura por cursos e palestras de capacitação dos engenheiros se deve ao amparo em situações que possam sair do controle. “Além do investimento em treinamento, cuidamos também da capacitação e seleção de parceiros e subempreiteiros capacitados. Mesmo assim, ainda estamos sujeitos a imprevistos. Por isso, investimos em ferramentas que trazem mais segurança para a construtora e, consequentemente, para nossos clientes”, explica.
Especificamente com esta construtora, que possui sete obras em andamento e mais de 30 já concluídas na cidade, acredita que o treinamento dos profissionais ligados à engenharia é um grande diferencial de mercado. “É indispensável conseguir manter a qualidade esperada em nosso produto. Dessa forma, contribui também para o crescimento sustentável da empresa”, conta.
Uma das ferramentas disponíveis no mercado que objetivam minimizar os riscos enfrentados pelo setor é a contratação de seguro, em uma de suas modalidades: de risco de engenharia, responsabilidade civil contra terceiros e de responsabilidade profissional do engenheiro, ou ainda, dentro de um leque geral de responsabilidade civil da empresa.
A análise será realizada de acordo com as características de cada empreendimento, o Gerente Corporate de Infraestrutura da AD Corretora de Seguros, Arthur Teixeira afirma que um dos papéis mais importantes de um engenheiro responsável pela obra é elaborar um diagnóstico completo dos riscos envolvidos, conforme o projeto, desde a fundação até os equipamentos que serão utilizados. O engenheiro Arthur Teixeira explica que algumas