A Presente Pesquisa Foi Realizada Como Estudo De Caso Na Cidade De Ipia U
Todos os entrevistados estão ansiosos por mudarem de emprego, pois 90% deles estão com o salário atrasado e tem dívidas trabalhistas a receber
Com relação a idade dos entrevistados 70% deles estão na faixa etária de 30 a 40 anos e os outros 30% estão na faixa etária de 20 a 30 anos. São portanto, pessoas jovens que estão em plena atividade laboral.
Com relação a escolaridade os entrevistador possuem baixa escolaridade estão com 40% deles possuindo ensino fundamental e outros 60% possuindo ensino médio.
A questão da baixa escolaridade é um ponto importante de ser analisado na questão do trabalho braçal em corte de cana de açúcar.
A baixa escolaridade retira do trabalhador a oportunidade de ganharem melhores postos de trabalho, e o que lhes resta é a opção de trabalho sazonal. Para trabalharem de forma sazonal, os trabalhadores se submetem a uma serie de situações que são consideradas degradante, como por exemplo ficarem longe da família, morarem em locais insalubres, trabalharem sem os devidos EPIs.
Com relação a mudança constante de cidades os trabalhadores entrevistados estão muito longe de casa 40% deles são de Alagoas, destes 30% de São Jose da Lage e 10% de União dos Palmares, 20% é do Piauí, destes 10% de José de Freitas e outros 10% de Amarante, 20% são de Chapadinha-MG e somente 20% são da cidade vizinha em Ituiutaba-MG.
A questão do trabalho sazonal gera dificuldades aos trabalhadores que consideram como maior dificuldade a questão de terem que viver longe da família 60% e terem gastos pessoais 40%.
Estes entrevistador estão nesta vida há bastante tempo 70% isso porque, 30% deles estão no trabalho entre 1 a 10 anos e outro 40% estão neste trabalho entre 1 a 5 anos, somente 30% estão trabalhando no corte de cana de açúcar a menos de 1 anos, já vencendo o período de experiência de 3 meses.
Outro