A posição filogenética da espécie Humana
A Posição Filogenética Da Espécie Humana
Grupo: Irene Adryane; Natália Adriely; Viviane Ferreira;
Turma: 3°A
Profª.: Cecília
Data: 11/06/2015
A Posição filogenética da espécie humana
A espécie humana, o Homo sapiens, incluída entre os vertebrados, pertence à classe dos mamíferos. Essa classe, por sua vez, diferenciou – se em várias ordens, entre elas, a dos primatas, formada também pelos macacos, gorilas e formas similares. Entre os primatas, a espécie humana e filogeneticamente próxima aos chimpanzés e os gorilas.
Características gerais dos primatas
Os primatas são animais mamíferos que possuem muitas características físicas semelhantes. Entre as principais características físicas estão as seguintes:
Sistema de visão desenvolvido com dois olhos dispostos lateralmente
Cérebro desenvolvido
Face de tamanho pequeno
Uma mama em cada peito
Capacidade de ficar em pé
Presença de cinco dedos nas mãos e nos pés
Narinas posicionadas para frente
Classificação dos Primatas
Classificação sistemática: Por ser a espécie humana incluída nessa ordem, os primatas atraem grande atenção dos estudiosos. Por isso, são numerosas as formas de classificação, especialmente no que diz respeito a ordens e famílias. A classificação básica e mais utilizada é a do paleontologista americano George Gaylord Simpson, esquematizada em 1945, que divide os primatas em duas subordens: a dos prossímios, de características muito primitivas (velho mundo), e a dos antropoídeos(novo mundo) que, à exceção do homem, são vulgarmente conhecidos como macacos ou símios (em oposição aos prossímios) e incluem os gêneros e espécies superiores.
Os primatas são classificados como do novo e do velho mundo:
Novo mundo(antropoides): eles têm como principal característica suas narinas achatadas e separadas. Vivem principalmente nas florestas, sendo ativos durante o dia e dormindo à noite. Sua alimentação é feita em cima das árvores, onde se fartam de folhas e frutos.
Velho