Trabalho De Historia
Laís Nascimento Araújo
Resenha crítica de Boschi – Texto memória e identidade
São Gonçalo/2015
No texto o autor tem como objetivo analisar a memória e a identidade que são conceitos primordiais ao estudo da História e demonstra a atualidade e a pertinência do estudo da História. Ele inicia o capítulo trazendo á tona a questão atualíssima da Globalização e destaca a História como uma ferramenta que pode nos ajudar entender esse fenômeno em níveis locais e nacionais. Questões de grande importância são indicadas para nossa própria reflexão e que podem ser questões que permanecem nossa pratica pedagógica e cidadã.
Portanto, o autor demonstra como a ciência História pode ser uma ferramenta que pode proporcionar questões para a busca da compreensão da sociedade atual, revisitando o passado e suas fontes de estudo. Nesse capítulo, Boschi esclarece que a busca pela identidade e pela memória não são ferramentas de exclusão, e sim de entendimento do outro, da cultura diversa e sua compreensão na busca por um convívio mais harmônico entre todos. Elaborando um elo com a compreensão da história, o autor trabalha em um item a questão do “outro na história” nessa seção da obra, ele nos esclarece sobre a necessidade de perceber o outro e no outro e no outro a diferença e a valorização dessa forma, o multiculturalismo.
O autor, mencionado acima nos faz pensar na necessidade das utopias, não no sentido de algo que é inalcançável, mas em algo que se sonha de melhor para a humanidade e que busca pelo entendimento do mundo pode nos ajudar a entendê-lo, não pelo simples fato do entendimento, mas pela necessidade de melhorá-lo.